quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
Hiluluk era líder da máfia? Qual era sua doença? Onde se curou? Venha descobrir!
Yahallo, leitores! Como primeiro post desse blog, trago-lhes uma teoria. Iremos analisar as pistas que temos sobre o personagem Dr. Hiluluk e vamos ter duas teorias que se inter-relacionam. Primeiramente, desvendaremos seu passado e depois tentaremos descobrir qual era a sua doença. Então, vamos à nossa linha de raciocínio!
✚ ✙ ✚
O tal lugar distante no oeste
Nas cenas que vemos de Hiluluk, há algo que me intrigou profundamente. Quando ele vai contar para Chopper a história de como ele foi curado, o doutor diz que foi em um "país bem distante no oeste". E depois, quando se vê novamente à beira da morte, vai falar com Kureha, e ela lhe fala: "Se quer tanto viver... Por que não volta para aquele reino distante no oeste novamente?"
O tal reino no oeste é citado duas vezes na curta história que conhecemos sobre Hiluluk. Seria isso uma dica de que é algo ao qual devemos prestar atenção? Eu creio que sim. Deve ser o grande mestre Oda querendo nos dar uma pequena dica.
Quando se fala de oeste em One Piece, logo vem à mente o West Blue, já que dentro da Grand Line os pontos cardeais não funcionam adequadamente e não dá pra ter muita noção deles. Além disso, o termo "distante" que eles usam realmente leva a pensar que seja o West Blue.
✚ ✙ ✚
O criminoso do West Blue
Assim, sabemos que Hiluluk foi um criminoso no West Blue. Mas que tipo de criminoso era ele? Alguns acham que pode ter sido um pirata, mas veja só, ele é um homem que tem profunda admiração pelos piratas. Você não acha que ele teria o maior orgulho em dizer que já havia sido um deles? Com certeza, mas em momento nenhum ele o diz.
Durante seu relato, observe sua fala de que tinha muito dinheiro (circulada em amarelo - imagem 2). Então vamos listar essas características:
1. Um criminoso que possivelmente não é um pirata;
2. Possui muito dinheiro;
3. Fica no West Blue.
1. Um criminoso que possivelmente não é um pirata;
2. Possui muito dinheiro;
3. Fica no West Blue.
Até um tempo atrás isso seria um mistério e tanto, mas, na história, recentemente nos foi revelado que o West Blue, ou ao menos seu submundo, está sobre o domínio daquelas chamadas de "As Cinco Famílias do Oeste".
São 5 organizações mafiosas, no estilo gangster "O Poderoso Chefão". Entende onde eu quero chegar? Depois de analisar todas as informações que temos sobre o West Blue, percebi que o mais provável é que Hiluluk tenha feito parte de uma dessas 5 famílias.
E não apenas isso, ele certamente ocupava um posto de liderança dado o fato de ter muito dinheiro e de ele ter dito que era um "grande ladrão" (circulado em roxo - imagem 2). Se ainda não estiver convencido, olhe para a maneira de se comportar em lutas que Hiluluk tem, como se assemelha a de um gangster.
✚ ✙ ✚
Seu passado no West Blue
Então, agora na hipótese de que ele fazia parte da liderança de uma família gangster, podemos ter uma interpretação um pouco diferente da história que nos contou, vamos ver!
Ele era um grande chefe de uma das Cinco Famílias do Oeste, mas descobriu que estava portando uma grave doença que estava afetando seu coração. Então, ele usou boa parte do dinheiro da família para visitar cada médico em busca de uma cura, mas nenhum deles pôde curá-lo e sua doença foi declarada incurável. Sabendo que iria morrer Hiluluk ficou furioso e abandonou tudo, inclusive sua família, sendo assim considerado um traidor.
Nesse caso ele teria se refugiado em algum local e lá teria presenciado a chuva de pétalas de cerejeira, de cima de uma montanha. E perceba que só faz sentido que ele fique impressionado com essa vista, caso seja algo que ele não via com frequência, ou seja não era o local onde ele vivia.
✚ ✙ ✚
E onde ele viu as flores de cerejeira?
Como temos poucos registros sobre locais no West Blue, isso limita bastante nossas opções. Então, ao analisar cuidadosamente cada um dos países conhecidos de lá, cheguei àquele que se encaixa de maneira mais perfeita.
O lugar onde provavelmente Hiluluk viu as flores de cerejeira foi no País de Kano ("Ka no Kuni"), que é um reino com tema tradicional coreano. Sabemos que a Coréia, no mundo real, apresenta na primavera o desabrochar das flores cerejeira inclusive como uma atração turística e que seu relevo é de predominância de montanhas e colinas, o que bate com a descrição do rapaz.
Além do mais, esse local é um reino. Então, é claro que seu rei não vai querer outras pessoas disputando o poder em seu território e, por isso, o País de Kano deve ser um lugar livre de influência das Cinco Famílias do Oeste. Portanto, também o torna o local perfeito para Hiluluk se refugiar depois de abandonar tudo.
Assim, já temos uma hipótese do que ele fazia antes, o que aconteceu e onde foi curado.
Hiluluk era da liderança de umas das Cinco Famílias do Oeste; ficou doente e gastou muito dinheiro até descobrir que sua doença era incurável; abandonou a família e se refugiou no País de Kano; lá presenciou belas flores de cerejeira (sakura) e essas lhe curaram de seu sofrimento.
✚ ✙ ✚
A doença de Hiluluk
Mas enfim, que doença louca é essa do Hiluluk, que era incurável mas foi curada, e muitos anos depois voltou para causar sua morte? Bem, eu só conheço uma doença que pode ter esse comportamento e que se encaixe tão bem com a história que temos construído até aqui: Depressão.
Calma, eu sei que ele disse que era uma doença no coração, mas leia um pouco mais adiante e entenderá. A depressão, apesar de ser um processo iniciado na mente, tem muitos efeitos físicos no paciente e pode afetar vários órgãos, principalmente o coração. (Achei esse pequeno texto sobre os efeitos da depressão no coração, se tiver curiosidade, dê uma olhada). Por conta disso, nenhum dos médicos que ele visitou conseguia identificar a causa de seu problema, e declaravam que como era uma doença da qual não tinham conhecimento dos fatores causadores, não poderiam curar.
Além disso, temos que o fato de ser um líder de uma grande máfia e estar sempre envolvido em conflitos é algo que gera bastante estresse e pode facilmente levar alguém à depressão. O peso de levar milhares de vidas nas costas é algo capaz de desestabilizar até as mais fortes mentes.
✚ ✙ ✚
A cura e a volta
Isso também explicaria como uma simples paisagem pôde curá-lo. Da maneira como ele fala, dá a impressão que ele viu as pétalas de cerejeira apenas uma vez, mas pense bem, se ele gostou tanto daquela visão, por que não voltar e ver de novo no próximo dia?
Logo, acredito que ele passou um bom tempo naquele local para observar e apreciar mais vezes. Vendo a grandiosidade e a beleza da natureza, nessas chuvas de pétalas rosadas, ele vai ganhando motivos mais simples e concretos para se viver e vai se livrando da sua depressão até se curar.
Agora curado da depressão, seu coração vai aos poucos voltar ao normal e quando ele volta ao médico para checar sua situação, já não há mais problema nenhum com seu corpo. Então, ele se lembra de como eram as pessoas do Reino de Drum, sua terra natal, e decide também curá-las desse mesmo mal. Você pode ver que os habitantes de Drum são pessoas frias, com corações congelados, como diz Hiluluk.
Mas depois de quase 30 anos tentando fazer aquelas flores surgirem em seu país de inverno e sendo rejeitado por todos os habitantes de lá, sua doença começou a voltar, ele estava tendo uma recaída. Seu coração voltou a ser afetado e sua morte se tornou próxima. O aparecimento de Chopper deve ter retardado um pouco o efeito da depressão, mas não foi o suficiente para acabar com ela. Apesar de ele parecer tão feliz e brincalhão por fora, por dentro estava muito mal, algo que de fato acontece com muitas pessoas nessa situação.
✚ ✙ ✚
Inspiração pirata
E por último, fica a pergunta de como ele voltou do West Blue até Drum lá na Grand Line. É uma viagem muito perigosa para se fazer sozinho então ele deve ter tido companhia de alguém forte. Considerando que ele estava no País de Kano é possível que ele tenha pegado uma carona com a "Marinha Happo".
Apesar do nome, a "Marinha Happo" é um bando pirata e a principal força de ataque do reino de Kano. Nessa época quem deveria estar no comando dela era Don Chinjao ou talvez seu antecessor.
Devido às negociações do submundo talvez eles lhe devessem algum favor e o pagaram levando-no de volta para Drum. Durante a viagem, Hiluluk entrou em contato com esse exemplo pirata de determinação, coragem, força, e foi tocado por esse espírito. O que explicaria sua admiração pelo estilo de vida daqueles que viajam pelos mares.
✚ ✙ ✚
Bom, nesse ponto creio que já exploramos todos os pontos mais importantes sobre o personagem e conseguimos chegar a conclusões lógicas de boa parte de sua trajetória. É algo do qual dificilmente teremos uma confirmação, pois provavelmente não teremos mais menções a Hiluluk na história, mas de qualquer forma é interessante pensar nas possibilidades e hipotetizar.
Vou deixar aqui no final um pequeno bônus de um SBS sobre o chapéu do Chopper, pois percebi que realmente muitos acham que ele abandonou o tesouro que Hiluluk lhe deu. Enfim, espero que tenha gostado. Deixe sua opinião nos comentários, e até mais!